sábado, 18 de agosto de 2012

A hora e a vez das periguetes



Elas são sensuais, se vestem de uma forma bastante provocante, muitas vezes acabam sendo vulgares, possuem um corpo que deixam qualquer homem de queixo caído, gostam de aparecer, e estão cada vez mais em alta: claro que estas características são das famosas periguetes. O sucesso deste perfil de mulher é tanto que acabou virando uma obrigatoriedade na teledramaturgia. Se antes o núcleo cômico era uma situação que todo autor precisava inserir em sua obra, hoje em dia pode-se dizer que as periguetes criaram sua uma espécie de 'cota obrigatória'. A prova do sucesso é a presença delas em quatro produções globais: "Malhação", "Amor Eterno Amor", "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil".
"Malhação" estreou a sua vigésima temporada nesta segunda-feira (13/08), e em meio a tantos pontos positivos, uma personagem se destacou assim que apareceu: Fatinha. Após interpretar a Valquíria em "Ti ti ti" e fazer uma rápida participação em "Cheias de Charme", Juliana Paiva está ótima vivendo esta periguete adolescente e já caiu no gostou do público da novelinha. Em todas as cenas que deu o ar da graça, Facinha, como é chamada pelo meninos da escola, mostrou que irá aprontar muito ao longo desta temporada.
Em "Amor Eterno Amor", Valéria é uma periguete irritante que, depois de encher muito a paciência de Rodrigo (Gabriel Braga Nunes), acabou se casando com Josué (Raphael Vianna), um peão que sempre foi apaixonado por ela e a engravidou na única noite que ficaram juntos. Apesar deter sua participação diminuída, o que é de se lamentar, Valéria vem fazendo uma boa dupla com Josué, e agora a nada discreta personagem começa a demonstrar que tem ciúmes do homem que sempre desprezou. Andréa Horta merece muitos elogios pela composição da personagem.
Já em "Cheias de Charme", a periguete não tem grande importância na história e não aparece tanto, porém, Chandelly Braz mostra o quanto é talentosa vivendo a divertida Brunessa. Tendo o divertido bordão "cabelos ao vento, fui!", a funkeira de bem com a vida não mede esforços para conseguir o que quer; e se antes era rival da empreguete Cida (Isabelle Drummond), agora é sua amiga para todas as horas. Difícil não gostar dela.
E não dá para falar de periguete sem citar o maior sucesso do momento: a Suelen de "Avenida Brasil". Ísis Valverde está interpretando o melhor papel de sua carreira e formou uma dupla perfeita com Daniel Rocha, o Roni. Aliás, assim como Valéria, a musa do Divino também se casou. Se antes a moça nada discreta pegava todos os homens do bairro, agora é fiel ao seu marido, e nesta semana finalmente conseguiu agarrar Roni de jeito: os dois tiveram a primeira transa do casal. A maioria do público torce para que os dois tenham um final feliz.
Este tipo de personagem não é novidade na teledramaturgia, porém, há anos atrás o termo 'periguete' não existia e classificavam estes tipos como 'maria chuteira', 'piranha', 'biscate', enfim, mais alguns adjetivos que é melhor não colocar aqui. A Sandrinha (Adriana Esteves em "Torre de Babel"), Karla (Juliana Paes em "O Clone"), Darlene e Jaque Joy (Deborah Secco e Juliana Paes em "Celebridade"), Leona (Carolina Dieckmann em "Cobras & Lagartos"), Gislaine (Juliana Alves em "Duas Caras") e Norminha (Dira Paes em "Caminho das Índias"), são alguns exemplos de periguetes que marcaram presença em novelas anteriores, mas ainda sem ter esta 'classificação', digamos assim. E também é importante ressaltar que a presença destas personagens não era tão frequente quanto hoje. Em tramas um pouco mais recentes, e onde o termo já começava a explodir na mídia, podemos citar Natalie Lamour (Deborah Secco em "Insensato Coração"), Theodora (Carolina Dieckmann em "Fina Estampa"), Celeste (Vanessa Giácomo em "Morde & Assopra") e Cris (Regiane Alves em "A Vida da Gente").
As periguetes vieram para ficar e pelo visto todos os autores serão 'obrigados' a incluir pelo menos uma em suas novelas. Pode-se dizer que a teledramaturgia dos novos tempos terá vilã, mocinha, mocinho, núcleo cômico e periguete. O público masculino agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário